domingo, 11 de março de 2012

NOVA REBELIÃO NA DELEGACIA DE POLÍCIA DE GUAMARÉ MOVIMENTA TODA A CIDADE



Por várias horas o clima ficou tenso e a população pede providências ao Governo do Estado e ao Poder Público Municipal em caráter de urgência.
Apenados eram conduzidos para o pátio da delegacia
Na sexta feira dia (09), a polícia militar com o apoio da Guarda Municipal prendeu em flagrante de delito “Hélio” acusado de estupro no distrito de Lagoa Doce. Pois bem... O subtenente Luiz Carlos colocou o preso no corredor da DP de Guamaré isolado dos demais presos na tentativa de evitar espancamento pelos os próprios apenados diante da gravidade do crime cometido pelo o detento.
Dois motivos geraram a rebelião de hoje (11) em Guamaré, primeiro foi por causa deste preso “Hélio” que logo gerou revolta nos apenados, o preso foi atuado em flagrante de delito, devido ele ter cometido abuso sexual em menor de 9 anos, deixando o povoado de Lagoa Doce completamente revoltado.
Hélio, detento acusado de estupro
O outro motivo, e acredito que o principal, foi porque o subtenente Luiz Carlos obedecendo ordem do Ministério Público separou os homens das mulheres no meio desta semana.
Celas depredadas
Segundo o subtenente, o promotor de Justiça Vilmar visitou a delegacia e viu a situação lamentável que se encontra devido ainda a última rebelião, as mulheres estavam juntas com os homens devido a depredação ocorrida em janeiro deste ano na delegacia.
Celas completamente destruídas pelos os detentos
O Sub ainda disse que o promotor encaminhou ofício a prefeitura Municipal de Guamaré, solicitando material para conserto da delegacia, mas devido à demora no atendimento, o Subtenente Luiz Carlos comprou do próprio bolso todo o material para fechar as paredes que foram destruídas pelos os detentos, estas separavam os homens das mulheres.
O motivo que levou o subtenente Carlos apressar o conserto foi devido as constantes ameaças que os policias que ficam de plantão na delegacia SD – Pedro, SD – J. Silva e SD – Elton vinha sofrendo diariamente pelos os apenados, “a Delegacia de Guamaré está sem segurança, disse Luiz Carlos”
Subtenente Luiz Carlos DP de Guamaré
Com o fechamento das celas e separados as mulheres dos homens, o fato gerou revolta na maioria dos apenados, como estavam todos juntos desde a ultima rebelião, havia “casais” com compromisso dentre da DP.
Os apenados homens 
As detentas mulheres
Por volta das 15:00h de hoje, os presos começaram a rebelião, os apenados depredaram as celas, quebraram os portões de ferro, e o primeiro alvo foi o acusado de estupro que se encontrava isolado no corredor.
Segundo informações do policial de plantão SD- Elton, os presos colocaram um colchão sobre a vítima, amarraram com corda tipo sanduiche, e colocaram álcool para tocarem fogo, antes os apenados bateram muito em Hélio, não mataram porque o policial efetuou disparo.
O PM plantonista entrou em contato com a guarnição que se encontrava em diligência, e com o subtenente Luiz Carlos, ao mesmo tempo ligou para o comando em Macau que enviou o GTO, o soldado também pediu o apoio da Guarda Municipal.
Ao chegar reforços, a delegacia que fica no centro da cidade, rodeada por várias residências de famílias, foi completamente cercada pela a Guarda Municipal, Polícia Militar e GTO – Grupo Tático de Operação, vários tiros foram disparos na tentativa de evitar a fuga em massa dos apenados.
O espaço projetado para 24 pessoas há 44 presos, sendo 18 mulheres e 26 homens. A cidade logo tomou conhecimento da nova rebelião, moradores e comerciantes fecharam as portas novamente, o pânico tomou conta da cidade devido o medo dos presos de invadirem e tentarem entrar nas casas como rota de fuga.
Os apenados destruíram diversas celas, o motivo da rebelião foi à rejeição de um dos presos acusados de estupro, devido as celas terem sido fechadas e a superlotação de presos “um por cima do outro”, os presos além terem destruídos as celas, tinha todos os motivos para fugirem por que a DP de Guamaré não oferece segurança, por pouco não houve uma fuga em massa.
Guardas Municipais deram apoio a policia militar
Com a chegada da guarnição da policia militar (subtenente Luiz Carlos - Cb- J. Carlos, Cb – Feliciano e Sd - Elton) do GTO e do apoio  da guarda municipal, que logo cercou a delegacia, a primeira atitude do subtenente e os demais policiais foi determinado que todos os apenados fossem para o pátio da delegacia sobre forte escolta.
Com a rebelião alguns presos ficaram feridos na confusão, principalmente “Hélio” que foram encaminhados para o Hospital Manoel de Lucas em Guamaré.

Depois da destruição, parte da carceragem foi interditada e todos os presos foram levados para uma das alas da cadeia para ficarem todos juntos novamente.

Uma reunião está marcada amanhã segunda-feira (12) com o Delegado da Polícia Civil Antônio Pinto e com o promotor de justiça, as autoridades devem definir se haverá transferência de presos, e serão avaliados os estragos e reformas necessárias.

Depois de toda rebelião controlada, a população de Guamaré passou a viver apreensiva, devido às condições precárias da delegacia e da superlotação de presos podendo haver a qualquer momento fugas.

Os dois detentos causados da rebelião foram transferidos para a DP de Macau e ficarão a disposição da justiça.
NOTA DO BLOG: Quero através deste espaço chamar atenção das autoridades estaduais, do comando geral da polícia militar e civil, das autoridades do munícipio sobre a situação da delegacia de policia de Guamaré.

Quero aqui em nome da população Guamareense pedir a Excelentíssima Governadora Rosalba, ao Excelentíssimo Srº Prefeito de Guamaré Emilson de  Borba “Lula”, a Srª Presidente da Câmara Maria Lisete, aos Senhores representantes do povo vereadores Gustavo Henrique, Valdir Morais, Edinho de Moaci, Miranda Junior, Damião Rodrigues, Diva Araújo, Rosendo Ferreira, Aldery Nunes, que façam alguma coisa pela a segurança pública do município antes que a situação fica insustentável.

Observações:

- A delegacia fica bem no centro da cidade e perto de muitas residências, que na realidade não deveria nem mais existir neste local por questão de segurança da população.

- Bem sabemos que esta responsabilidade é extremamente do estado, mas diante do poder econômico e da urgência que o caso requer, a prefeitura de Guamaré deve parar qualquer obra e construir uma delegacia em caráter de urgência se o estado não tomar nenhuma providência.

- O Delegado da polícia civil responsável de fato pela a DP de Guamaré tem se virado nos trinta pela a segurança pública da região, mas falta a poio para prestação de um serviço melhor.

- O major Fernandes, o tenente Silva Neto e o Subtenente Luiz Carlos tem se doado para verem as coisas acontecerem, (mas uma andorinha só não faz verão), se faz necessário o apoio do estado e do poder público para a polícia passar mais tranquilidade a população.

 - Há 12 apenados já julgados e condenados presos na DP de Guamaré onde deveria está no presídio.

- As paredes da delegacia parecem terem sido feita na época somente com barros e tijolos, pois quando os presos querem derrubar as paredes derrubam e pronto.

- O efetivo é muito pequeno para uma cidade de quase 13 mil habitantes, além da sede de Guamaré os soldados tem que atender Baixa do Meio e mais sete distritos pertencentes ao município.

- Diante do ocorrido em Janeiro deste ano e no dia de hoje, vários moradores próximos a delegacia colocaram placas de venda de seus imóveis por falta de segurança. “Dona Francisca disse, posso está dormindo e acordar com um detento dentro da minha casa”

- Na delegacia quem fica de plantão é um policial e não agentes penitenciários como deveria.

- o Subtenente comprou do próprio bolso, areia, tijolo, cimento e ferro para consertar ou amenizar a situação da delegacia, fato como este não pode acontecer em Guamaré, apesar da boa vontade do sub, o estado ou mesmo o município já deveria ter construído um DP em Guamaré, porque a atual não oferece mais segurança.


 - As condições da delegacia do município é desumana, a mesma situação se encontrava em Alto do Rodrigues, mas diante do caos da delegacia, o prefeito Eider não sei se foi com recurso próprios ou em parceria com o estado praticamente construíram outra delegacia na cidade, com mais segurança, com novas celas e ampla em tempo record.


- O delegado de Policia Civil Antonio Pinto, Major Fernandes e o Tenente Silva Neto já fazem o que podem fazer dentro de suas limitações referente a segurança pública de Macau e região, especificamente em Guamaré. 

O blog divulgará para conhecimento da população Guamareense, toda e qualquer providência tomadas pelas as autoridades competentes, referente à delegacia de policia de Guamaré. Esta matéria será enviada para todos os meios de comunicação, na tentativa que a governadora tenha um olhar para Guamaré.

Nenhum comentário: